quinta-feira, 28 de setembro de 2017

REALIZADO O WORKSHOP “HARMONIZAÇÃO DO CAFÉ E CARNE SUÍNA NA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA”

O cardápio foi composto por carne suína, frozen, bolo, bolacha e sobremesa.

A Acarpa, em parceria com a Emater e Unicerp  realizaram na tarde desta quinta-feira, 28/09, o whorkshop  “Harmonização do café e carne suína na alimentação diária”. O encontro aconteceu no  laboratório do Curso de  Nutrição do Unicerp com uma  aula prática na confecção de um cardápio composto por carne suína, frozen, bolo, bolacha e sobremesa.

Com inscrições gratuitas, o curso reuniu estudantes do Curso de Nutrição e pessoas da comunidade que apreciam receitas inovadoras, além de aula prática contando com a possibilidade de ver o resultado antes de testar as receitas em casa. Os pratos cuidadosamente elaborados foram degustados e aprovados por todos, tanto na apresentação como no sabor.

Festival de  Pratos Típicos

O Festival de Pratos Típicos Café em Evidência consta da programação oficial do 25º Seminário do Café RCM E tem a parceria da Acarpa, Emater, Unicerp, Cafeteria Dulcerrado. Seu objetivo é incentivar o consumo do café e valorizar este importante produto da Região do Cerrado Mineiro e acontecerá na noite do dia  04/10, no Restaurante do Parque de Exposições Brumado dos Pavões, com convite especial.

O 25º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro acontecerá de 3 a 5 de outubro, das 11h às 20 horas, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em Patrocínio/MG. Tem o patrocínio da Expocaccer, SicoobCoopacredi e Floema. Conta com apoio da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Epamig, Sebrae, Emater, Appcer, Senai/Fiemg.



quarta-feira, 27 de setembro de 2017

WHORKSHOPS MOVIMENTARÃO O 25º SEMINÁRIO DO CAFÉ



 Eventos simultâneos acontecerão promovidos pela Expocaccer, Cafeterria Dulcerrado, Estação Senai/Fiemg e MC Miaki Coffee.

O 25º Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro terá uma movimentação à parte com a realização de workshops simultâneos promovidos pela Expocaccer, Cafeteria Dulcerrado, Senai/Fiemg e MC Miaki Coffee. Com temas diferenciados, a expectativa é que o público obtenha conhecimentos específicos sobre técnicas de produção, classificação e torra de café, bem como sobre qualidade e harmonização de café e queijos regionais. Os participantes do Seminário também poderão participar de cursos gratuitamente, devendo se inscrever com antecedência. Somente os cursos de torra e calibragem de classificação de cafés será oferecido no stand da MC Miaki Coffee.

WORKSHOP EXPOCACCER E CAFETERIA DULCERRADO

No dia 03/10, às 14 horas, acontecerá o Workshop Experiência com o tema “Como encantar pessoas no negócio da família”. Já no dia 04/10, às 14 horas, acontecerá o   Workshop Sensorial com o tema Conectado à qualidade – Campeões Expocaccer Edição 2017. No último dia do 25º Seminário, 05/10, às 14 horas, acontecerá o Workshop de harmonização: Café & Queijos num oferecimento da Expocaccer. Inscrições pelo comunicacao@expocaccer.com.br ou informações no 3839-9300.

ESTAÇÃO SENAI/FIEMG

Os minicursos são gratuitos, com duração de no máximo uma hora. Em todos são oferecidos certificados emitidos pelo SENAI. Para participar o interessado deve comparecer ao Seminário do Café, no dia e horário conforme programação. Inscrições antecipadas diretamente no Senai Patrocínio pelo 34 3831-9010 ou 3831-9481, com Lúcia.

PROGRAMAÇÃO ESTAÇÃO SENAI/FIEMG 2017
Dia 03 de outubro
Terça-feira
14h – Boas práticas na manutenção diária do trator. 
15h – Pneus agrícolas (rodados): principais cuidados para uma longa vida útil.
04 de Outubro
Quarta-feira

14h – Injeção eletrônica nos motores de máquinas agrícolas. 
15h – Pneus agrícolas (rodados): principais cuidados para uma longa vida útil.
05 de Outubro
Quinta-feira
14h – Injeção eletrônica nos motores de máquinas agrícolas.



segunda-feira, 25 de setembro de 2017

25º SEMINÁRIO DO CAFÉ TERÁ ESPAÇO PARA BALCÃO DE NEGÓCIOS

Empresas parceiras preparam condições diferenciadas e produtor poderá ganhar prêmios ao fazer negócios durante o Seminário.

As empresas que participarão do 25º Seminário do Café estão preparando condições especiais para feira. Produtores terão acesso a linhas de crédito diferenciada; consórcio com taxa exclusiva; campanhas em defensivos, foliares, fertilizantes, entre outros diversos produtos.

Segundo Fred Elias, presidente da Acarpa, o portfólio de produtores e serviços será amplo com a oportunidade de os produtores serem premiados nas aquisições que fizerem durante o Seminário. “Buscamos junto as empresas parcerias a oportunidade de o produtor baixar custos ou adquirir um maquinário ou implemente, veículo com condição diferenciada do mercado. Como forma de premiá-lo pela valorização do evento, sorteadores 50mil reais em prêmios”.
Os sorteios acontecerão todos os dias, em horários alternados. Em parceria com SicoobCoopacredi serão 3 motos de mover café; tratamentos oferecidos pela Adama, Floema, Valoriza, serviços de agricultura de precisão pela Nativa Agronegócios; pulverizadores costais Jacto e Park, kits lubrificantes da Petrolium, entre outros prêmios.

GRUPO DE COMPRAS E COTAÇÕES


Produtor rural que deseja aproveitar as ofertas da Petrolium Lubrificantes entre em contato com Vanessa, na Acarpa, pelo 34 3831-8080 e deixa sua lista de cotação. A tabela de descontos terá validade apenas para o período do Seminário de 03 a 05 de outubro. Para mais informações sobre Grupo de Compras e Cotações visite o stand da Acarpa durante o evento.


DECISÕES ESTRATÉGICAS NA RENOVAÇÃO DO PARQUE CAFEEIRO SERÃO DISCUTIDAS NO 25º SEMINÁRIO DO CAFÉ

Implementar um sistema de produção que garanta uma cafeicultura produtiva, rentável, competitiva e estável e que sirva também de referência para a difusão ao universo de cafeicultores será objetivo do painel.

Na tarde de quinta-feira, 05/10, dentro da programação do 25º Seminário do Café, às 15 horas, acontecerá, no auditório principal, a palestra “Decisões estratégicas na renovação do parque cafeeiro” por Gabriel Nunes – Nunes Coffee; Nelson Rivelini – Fazenda San Martin e Gladyston Rodrigues de Carvalho – Pesquisador da Epamig.  Caio Lazarini – Consultor Educampo Expocaccer Sebrae/MG será o moderador.

Segundo os organizadores do evento, o painel visa suprir a um questionamento dos produtores quanto a técnicas e manejos de renovação do cafeeiro adequados ao Cerrado Mineiro. Os convidados poderão compartilhar práticas de sucesso em suas propriedades, com apresentação de trabalhos em pesquisa de novas variedades conduzidas pela Epamig na região. Ao final, será um momento de produtores e técnicos terem acesso a informações que os auxiliem no processo de tomada de decisões que poderão resultar em uma cafeicultura produtiva, rentável, competitiva e estável.

O 25º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro acontecerá de 3 a 5 de outubro, das 11h às 20 horas, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em Patrocínio/MG. Tem o patrocínio da Expocaccer, SicoobCoopacredi e Floema. Conta com apoio da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Epamig, Sebrae, Emater, Appcer, Senai/Fiemg. A participação no evento é gratuita.


Foto Marcelo André

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

SEMINÁRIO DO CAFÉ: ENCONTRO DAS MULHERES CAFEICULTORAS DO CERRADO SERÁ DIA 04/10

O Encontro será um espaço para as discussões envolvendo as mulheres na cadeia do café regional

O Sub-Capítulo Cerrado Mineiro da IWCA-Brasil e o Núcleo de Mulheres coordenado pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado realizará um Encontro das Mulheres Cafeicultoras do Cerrado, no dia 04 de outubro, de 9h às 12h, na Arena Cerrado do Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em Patrocínio/MG.

Na oportunidade, Vitor Favaro da Gerente Regional da Olam Coffee fará uma palestra sobre o Projeto "Flor do Café", desenvolvido no Norte Pioneiro do Paraná em parceria com o Instituto Emater e o Subcapítulo da IWCA-PR.  Em seguida, haverá um workshop para Mapeamento das Competências das Mulheres do Café do Cerrado, coordenado pela Prof. Raquel Santos Soares Menezes (UFV-CRP).

O Encontro das Mulheres Cafeicultoras do Cerrado faz parte da programação do 25º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, que acontecerá de 3 a 5 de outubro, das 11h às 20 horas, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em Patrocínio/MG. Tem o patrocínio da Expocaccer, SicoobCoopacredi e Floema. Conta com apoio da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Epamig, Sebrae, Emater, Appcer, Senai/Fiemg. Mais informações pelo www.seminariodocafe.com.br ou na Acarpa pelo (34) 3831.8080.



quarta-feira, 20 de setembro de 2017

CARNE SUÍNA E CAFÉ SERÃO TEMAS DO FESTIVAL DE PRATOS TÍPICOS CAFÉ EM EVIDÊNCIA

Festival mostrará novas formas de consumir e valorizar dois produtos tradicionais na culinária mineira, o café e a carne suína. Novidade será um Chef Show com a finalista do MasterChef 2016, Raquel Novaes.

O Festival de Pratos Típicos Café em Evidência acontecerá na noite de quarta-feira, 04/10, às 19 horas, no Restaurante do Parque de Exposições “Brumado dos Pavões”. Uma das atrações do evento será a apresentação em formato Chef Show da finalista do MasterChef 2016, Raquel Novaes. Natural de Belo Horizonte, Raquel, que participou do programa “MasterChef 3”, mudou completamente os rumos de sua carreira.  “A cozinha é a assinatura que quero deixar no mundo. Sinto que é preciso acreditar nas nossas próprias paixões”, define.


Raquel irá cozinhar ao vivo para os participantes do Festival de Pratos Típicos, demonstrando os benefícios da carne suína aliada ao café. A presença de Raquel ao evento foi possível através da parceria com a ABCS - Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Astap - Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e a cooperativa Suinco, numa ação Semana

Para assistir a este momento especial, os interessados poderão contribuir com um prato típico caseiro, à base de café, sabor doce ou salgado, elaborado com criatividade e boa apresentação. Cada participante que contribuir com 1 (um) prato terá direito a 2 (dois) convites, retirados no momento da entrega do prato, no dia 04, entre 15h às 17h, no restaurante do Parque de Exposições.

WORKSHOP HARMONIZAÇÃO DO CAFÉ E CARNE SUÍNA NA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA.

Como nas edições anteriores, no dia 28 de setembro, haverá um workshop para interessados com conhecer melhor opções de harmonização do café e carne suína na alimentação diária. O encontro acontecerá de 13h às 17h, no laboratório de Nutrição do Unicerp. Haverá aula prática na confecção de um cardápio composto por carne suína, frozen, bolo, bolacha e sobremesa.
Interessados podem se inscrever com antecedência na Acarpa pelo (34) 3831-8080 com Magda, ou Emater pelo 3831-3405, com Gisleida. As vagas são limitadas e gratuitas.

O Festival de Pratos Típicos Café em Evidência consta da programação oficial do 25º Seminário do Café RCM é tem a parceria da Acarpa, Emater, Unicerp, Cafeteria Dulcerrado. Seu objetivo é incentivar o consumo do café e valorizar este importante produto da Região do Cerrado Mineiro.
O 25º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro acontecerá de 3 a 5 de outubro, das 11h às 20 horas, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em Patrocínio/MG. Tem o patrocínio da Expocaccer, SicoobCoopacredi e Floema. Conta com apoio da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Epamig, Sebrae, Emater, Appcer, Senai/Fiemg.

 Finalista do MasterChef 2016, Raquel Novaes (Foto divulgação)




segunda-feira, 18 de setembro de 2017

SEMINÁRIO DO CAFÉ: TENDÊNCIAS E AVANÇOS DA PESQUISA NA NUTRIÇÃO DO CAFEEIRO

O tema é de relevância para produtores, técnicos e estudantes abordando novas tecnologias disponíveis

No segundo dia do 25º Seminário do Café da RCM, quarta-feira (04/10) acontecerá a palestra Tendências e avanços da pesquisa na nutrição do cafeeiro com as participações de Marcelo Jordão da Silva Filho – Fundação Procafé Franca; Professor Doutor José Laércio Favarin – Departamento de Produção Vegetal ESALQ e Bruno Peres Benatti – Mestre em Fertilidade de Solo e Analista de Desenvolvimento e Relacionamento com Mercado da  Vale Fertilizantes.  Como Moderador atuará Rodrigo Ticle – Consultor Educampo Coopercitrus Sebrae/MG.

A palestra abordará questões relacionadas à nutrição do cafeeiro, os palestrantes mostrarão avanços nas pesquisas na nutrição do cafeeiro, apresentando informações que vêm contribuir com o manejo de adubação e nutrição do cafeeiro.

O tema é de relevância para produtores, técnicos e estudantes, pois abordará novas tecnologias disponíveis que contribuirão com a cafeicultura bem como o aprimoramento de conhecimento dos profissionais que atuam no setor.


O 25º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro acontecerá de 3 a 5 de outubro, das 11h às 20 horas, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em Patrocínio/MG. Tem o patrocínio da Expocaccer, SicoobCoopacredi e Floema. Conta com apoio da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Epamig, Sebrae, Emater, Appcer, Senai/Fiemg.


sexta-feira, 15 de setembro de 2017

SEMINÁRIO DO CAFÉ: FÓRUM DE BOAS PRÁTICAS AGRONÔMICAS NA CAFEICULTURA MODERNA ACONTECE DIA 04/10

Oportunidade para consultores, agrônomos e técnicos agrícolas compartilhar, debater experiências e apresentar ideias

No segundo dia do 25º Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro (04 de outubro) os participantes terão, às 13 horas, o Fórum das Boas Práticas Agronômicas na Cafeicultura Moderna. Segundo a comissão organizadora, é um momento exclusivo para profissionais do segmento compartilharem práticas desenvolvidas na cafeicultura de Patrocínio e região. As apresentações presam pela aplicabilidade, viabilidade econômica e riqueza de informações, abrangendo trabalhos em sequeiro ou irrigação. Não há vínculos comerciais.

Pra o Fórum estão confirmadas as apresentações de: Leslie Cruvinel, sobre Organo mineral customizado na fazenda; Caio Lazarini, com  Manejo de fertirrigação para obtenção de altas produtividades e, Welington Adolfo Brito, com Levantamento  populacional da broca  Hypothenemus hampei (Ferrari) na palha residual do café. Os profissionais que desejarem apresentar trabalhos devem procurar a Acarpa (34) 3831- 8080 ou acarpainforma@gmail.com.

O 25º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro acontecerá de 3 a 5 de outubro, das 11h às 20 horas, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em Patrocínio/MG. Tem o patrocínio da Expocaccer, SicoobCoopacredi e Floema. Conta com apoio da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Epamig, Sebrae, Emater, Appcer, Senai/Fiemg.



quarta-feira, 13 de setembro de 2017

25º SEMINÁRIO DO CAFÉ TERÁ PALESTRA SOBRE MANEJO DA BROCA

Mesa redonda discutirá estratégias para um manejo sustentável da
Broca do Café será realizada dia 03/10.

Dentro da programação do 25º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro já no primeiro dia, 03/10, às 16 horas, no auditório principal  do evento que será realizado no Parque de Exposições “Brumado dos Pavões” – Arena Cerrado acontece a mesa redonda para discutir as estratégias para um manejo sustentável da Broca do Café. Foram convidados os debatedores  Jandir da Cruz Castro Filho - COCAPEC (Alta Mogiana);  Eduardo Mosca – ACA (Região Cerrado Mineiro); Marcelo Montanari – Engenheiro Agrônomo (Região Cerrado Mineiro); e Roberto Felicori – Gerente do Departamento Técnico da Cocatrel (Sul de Minas). César Elias Botelho – Pesquisador e Coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura da Epamig  será o moderador.

A mesa redonda será uma oportunidade que os cafeicultores terão de conhecer novas estratégias de combate à praga que nos últimos anos tem causado prejuízos nas lavouras cafeeiras. O controle da broca na cafeicultura brasileira, apesar de simples, não tem demonstrado eficácia desde  a proibição do Endosulfan. Somente através do monitoramento ostensivo das lavouras e do controle com inseticidas os resultados serão alcançados.  Assim, torna-se importante o produtor conhecer a broca-do-café  em detalhes para controlá-la com eficiência e racionalmente, uma vez  que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café,  e seus compradores rejeitam cafés brocados.

Foto ilustrativa (Fonte: Internet)

Prejuízos causados pela broca do café
A cultura do café está sujeita ao ataque de pragas, que de conformidade com as condições climáticas, sistema de cultivo ou desequilíbrio biológico, podem causar danos consideráveis, prejudicando o desenvolvimento e produção das plantas. A broca do café Hypothenemus hampei (Coleoptera: Scolytidae) é uma das pragas que provoca maiores prejuízos à cafeicultura, pois, atacando os frutos, afeta diretamente a produção. Dependendo do nível de infestação, os prejuízos podem chegar a 21%, somente pela perda de peso. Além disso, a qualidade do café fica prejudicada, uma vez que as porcentagens de grãos brocados e quebrados aumentam proporcionalmente ao aumento da infestação da praga, resultando num produto de tipo e valor comercial inferiores, pois, para cada cinco grãos brocados e/ou quebrados encontrados na amostra, o lote de café correspondente é penalizado com um defeito no sistema de classificação.


terça-feira, 12 de setembro de 2017

ESTAÇÃO SENAI/FIEMG PRESENTE NO SEMINÁRIO DO CAFÉ



SENAI oferece capacitação gratuita a produtores rurais e colaboradores de fazendas durante o Seminário do Café. Os temas são práticos e visam o aperfeiçoamento dos profissionais nos trabalhos de campo.

O SENAI unidade Patrocínio irá oferecer minicursos de aperfeiçoamento durante a realização do 25º Seminário do Café da RCM. Os minicursos são elaborados para atenderem as necessidades dos produtores rurais e funcionários em atividades rotineiras nas fazendas.

O projeto iniciou-se em 2016 no Seminário do Café a pedido dos próprios produtores. Cerca de 300 pessoas participaram dos minicursos oferecidos nos três dias do evento. Segundo Amarildo Otávio de Morais, gerente do SENAI, a expectativa é positiva. “Para 2017, a expectativa é que o público participante aumente. Nossos professores dedicam-se a elaborar um curso com conceitos muito práticos, de fácil entendimento e, que não se limite apenas a cafeicultores, mais também profissionais que atuam na pecuária e grãos”, enfatiza.

Os minicursos são gratuitos, com duração de no máximo uma hora. Em todos são oferecidos certificados emitidos pelo SENAI. Para participar o interessado deve comparecer ao Seminário do Café, no dia e horário conforme programação.


PROGRAMAÇÃO ESTAÇÃO SENAI/FIEMG 2017
Dia 03 de outubro
Terça-feira
14h – Boas práticas na manutenção diária do trator. 
15h – Pneus agrícolas (rodados): principais cuidados para uma longa vida útil.
04 de Outubro
Quarta-feira

14h – Injeção eletrônica nos motores de máquinas agrícolas. 
15h – Pneus agrícolas (rodados): principais cuidados para uma longa vida útil.
05 de Outubro
Quinta-feira
14h – Injeção eletrônica nos motores de máquinas agrícolas.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

APRESENTAÇÃO OFICIAL DA PROGRAMAÇÃO DO 25º SEMINÁRIO DO CAFÉ DA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO ACONTECEU NA ACARPA

A Acarpa Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio realizou no final da tarde de sexta-feira, 01/09, na sede da entidade, a apresentação oficial da programação do 25º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro. Produtores, técnicos, associados, parceiros e imprensa prestigiaram o evento, que teve um momento de confraternização patrocinado pelas empresas Kimberlit,  Valoriza, Cultura, Terrena, Basf e Park Máquinas Agrícolas. O Seminário acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de outubro, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, com eventos simultâneos como a Cafeteria Dulcerrado, Estação SENAI/FIEMG e a Sala Experiências.

Diretores da Acarpa

 O evento

O Seminário do Café é um dos mais tradicionais eventos do agronegócio café no Brasil, realizado na origem produtora há 25 anos. Neste ambiente são debatidos os problemas e soluções de interesse dos cafeicultores, seja na área técnica, econômica, pesquisa ou tecnologia, reunindo produtores de Patrocínio e da Região do Cerrado Mineiro. A programação do evento é dinâmica, com atividades simultâneas e gratuitas aos participantes.

Atividades

Para 2017, os visitantes poderão participar de painéis temáticos, palestras técnicas, workshops, cursos, provas de cafés, conhecer o portfólio de máquinas e implementos, interagir e realizar negócios com os principais fornecedores do segmento. A grande novidade da edição 2017 é a mudança no horário que será de 11h às 19h. O local permanece no Parque de Exposições Brumado dos Pavões. 

A abertura oficial será às 13h, no dia 03/09, com a presença de autoridades ligadas ao setor cafeeiro. A primeira palestra será do economista chefe da Brasilprev, Edgard de Abreu Cardoso. As palestras técnicas irão abordar temas sobre pragas, nutrição e renovação de cafeeiro.

Na Sala Experiências, empresas parceiras irão apresentar novos produtos para controle de pragas. A Expocaccer promoverá workshops sensoriais e de harmonização.

Numa iniciativa do Senai/Fiemg, produtores e colaboradores de fazenda poderão participar de minicursos gratuitos na Estação Senai, com temas de manutenção de tratores e cuidados com pneus agrícolas. Serão oferecidos certificados aos participantes.

Com patrocínio do SicoobCoopacredi, serão sorteadas três motos de mover café no terreiro aos produtores que realizarem negócios durante o Seminário. A Floema e Adama também irão sortear tratamentos para lavoura de café. A programação completa está disponivel no site www.seminariodocafe.com.br.

O evento tem a realização da Acarpa Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio, Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, entidades filiadas à Federação dos Cafeicultores do Cerrado. Apoiam o evento Appcer, Epamig, Emater/MG, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Senai e Sebrae. 

O Presidente, Fred Elias, dando as boas vindas e em seguida foi apresentada a programação do evento.

Momento da confraternização.