Seminário do Café
Desde 1987, a Acarpa – Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio - dispensa esforços para o fortalecimento de ações e políticas em prol da classe produtora. Uma dessas ações é o Seminário do Café, evento do segmento da cadeia do agronegócio café de reconhecimento nacional e internacional, que em 2015 alcançará a vigésima terceira edição. Seu intuito é apresentar novas tecnologias de mercado, informações técnicas relevantes, condições diferenciadas de linha de crédito, promoção da marca Região do Cerrado Mineiro e, a integração de todos os elos da cadeia do agronegócio café.
Objetivo
Objetivo geral do Seminário do Café é ser uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura. Discrimina-se entre seus objetivos:
- Oferecer aos cafeicultores e empresários do setor apoio técnico gerencial, científico e informativo voltado à atualização e profissionalização da cadeia do agronegócio café, formando empreendedores rurais;
- Difusão e promoção do café e da marca Região do Cerrado Mineiro, com prospecção para comercialização em mercados nacional e internacional;
- Espaço para negociação de máquinas, implementos, insumos e serviços da cadeira do agronegócio café, visando à redução de custos dos produtores e promoção dos empresários do setor, em sua maioria pequenos e médios empreendedores;
- Promoção e acesso a tecnificação de agricultores familiares;
- Espaço para discussão de políticas do agronegócio café.
Público alvo
Cafeicultores (Agricultura familiar), lideranças, empreendedores e demais empresários do agronegócio café.
Estimamos a participação de 12.000 pessoas no evento
Edição 2015
O tradicional evento que em 2015 recebeu uma nova proposta tanto na grade de palestras como no seu formato, foi realizado no Centro de Convenções do Parque de Exposições Brumado dos Pavões e recebeu uma boa participação dos cafeicultores e visitantes, os quais se envolveram e participaram ativamente da programação proposta.
O novo formato do evento agradou os expositores pela intensa presença dos cafeicultores e pelo interesse do que foi mostrado no evento, é o que conta Luiz Vanderlei Braga, gerente de marketing do café da Dupont do Brasil. “Estamos surpresos com o resultado do evento deste ano. Percebemos uma grande evolução pelo que já foi visto no passado e vemos a presença de importantes personalidades do café, bem como do produtor de café, com bastante intensidade. É notória também a participação efetiva nas salas de debates, muito se deve pela qualidade dos assuntos abordados. O que me chamou bastante à atenção foi a maneira como foi construída a agenda de palestras e debates, pois ela respeitou um roteiro como se o participante fosse fazer um plantio de café, ou seja, no primeiro dia abordou os principais problemas técnicos e cruciais para o desenvolvimento da lavoura, e no segundo dia um assunto muito pertinente à perenidade da cultura do café que é a Sucessão Familiar. A direção do evento foi muito feliz na escolha dos temas e na sincronia da discussão dos temas com bastante lógica”, avalia.
Compartilhou da mesma opinião o responsável pelos eventos da empresa Café Brasil, da cidade de Alfenas, Tales Carrara, ao mencionar que sempre participa do evento em Patrocínio, contudo, neste ano o Seminário do Café superou as suas expectativas e dos representantes da empresa presentes no evento. “O local escolhido foi uma surpresa agradável, bem estruturado. Houve uma boa participação de público com destaque pelas palestras, cujos temas foram muito bem escolhidos e a qualidade dos debates promovidos. Acredito que as empresas que não vieram devem estar arrependidas de não estarem aqui, pois tem sido um evento muito bem organizado e eu aproveito para parabenizar todos os organizadores por mais esta edição do Seminário do Café”, afirma.
Além da programação oficial, foram realizados workshops em estandes, os quais receberam boa participação e envolvimento dos cafeicultores e visitantes. O estande da COOPA e Expocaccer ofereceram os workshops “Como fazer um café campeão” e “Alquimia do Café”. No espaço da Cafeteria Dulcerrado também foi oferecido o workshop sobre “Métodos de Preparo de Café” e “A arte da Harmonização”.
Palestras
De forma bastante interativa, a grade de palestras foi construída com o envolvimento de entidades ligadas ao setor da cafeicultura e dos técnicos do Educampo Sebrae. Tal envolvimento trouxe um retorno positivo, pois as salas de palestras Arena Café do Cerrado e Sala Café do Brasil, receberam um público expressivo que além de assistir às apresentações, participou dos debates, fomentando o crescimento da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro, atendendo ao propósito primordial do evento. Através da parceria com a Revista Cafeicultura, do jornalista Antônio Sérgio, o conteúdo das palestras estão disponíveis no facebook da Acarpa e da Revista.
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