REGIÃO DO CERRADO MINEIRO


Região do Cerrado Mineiro


A Região do Cerrado Mineiro é a primeira denominação de origem para cafés brasileira, homologada em 2014, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A gestão da marca de responsabilidade da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, da qual a Acarpa é um de seus membros associados. Saiba mais www.cerradomineiro.org

Fundaccer

Em 1999 foi criada a FUNDACCER – Fundação de Desenvolvimento do Café do Cerrado, que tem por missão estabelecer linhas de pesquisa para a produção, identificação e aplicação de cafés especiais, notadamente o Café do Cerrado. Possui importantes alianças com universidades brasileiras e centros de pesquisa, além de manter convênio com algumas renomadas instituições internacionais.
Dentro de sua linha de atuação, destacam-se os cursos e seminários visando à capacitação dos técnicos de classificação e degustação de café, sob a metodologia de cafés especiais. Esta metodologia foi criada pela SCAA – Associação Americana de Cafés Especiais, que mantém com o CACCER uma das importantes alianças com entidades de cafeicultores.
É mantenedora do CEC – Centro de Excelência do Café do Cerrado que tem por objetivo proporcionar a constante elevação dos padrões tecnológicos da cultura cafeeira na região do Cerrado Mineiro.

 Centro de Excelência do Café do Cerrado


O Centro de Excelência do Café do Cerrado, instalado na Fazenda Experimental da EPAMIG em Patrocínio, numa área de 2,5 hectares, com recursos da ordem de 2 milhões de reais destinados a obra de 2.000 m² de construção e equipamentos, consiste num complexo de salas de aula, auditório, laboratório, salas de treinamento, alojamento e refeitório. Está apto ao treinamento de trabalhadores e profissionais diretamente ligados à produção, desde a mão-de-obra mais simples do campo, aos administradores e agrônomos. Na área de qualidade, efetuará pesquisas de qualidade de bebida relacionada a variedades de plantas, clima, manejo, solo e altitude, e treinará mais de 300 profissionais de classificação e baristas. A área de atuação compõe todos os 55 municípios da região do Café do Cerrado.


Vista externa do CEC

Vista da área de alimentação do CEC

Auditório do CEC


Nenhum comentário:

Postar um comentário