terça-feira, 7 de junho de 2016

TEMPO INSTÁVEL, PREOCUPAÇÃO COM A SECAGEM DO CAFÉ

Foto ilustrativa do café enleirado em
terreiro após chuva.
Acompanhamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais aponta ocorrência de chuvas acima da média no mês de junho na região de Patrocínio, na Região do Cerrado Mineiro. Para o período de 07 a 12 de junho, as previsões apontam tempo nublado com possibilidade de chuva no período da tarde e noite. Precipitação de 2mm a 5mm, com 60% de probabilidade.

Pesquisadores destacam que as chuvas são favoráveis para a lavoura do café neste período do ciclo da cultura, pois aumentam a umidade do solo e preservam as folhas nas plantas evitando sua abscisão. O problema decorrente da ocorrência de chuvas neste período é que elas podem estimular floradas precoces, além de prejudicar a qualidade da bebida no terreiro.

Com a maior probabilidade de ocorrência de eventos de chuvas o café deve ser preferencialmente enleirado no período da tarde no sentido da inclinação (caída) do terreiro, evitando que chuvas noturnas possam “carregar” os grãos. Uma forma de prevenção é que no período da tarde deve ser realizada a cobertura, por lonas, dos cafés que já tenham atingido a meia seca.


Cafés que tenham atingido 11 a 12% de umidade devem ser retirados do terreiro e armazenados, evitando assim o molhamento na ocorrência de chuvas. Com a possibilidade de chuvas na colheita, os produtores que possuem secadores devem utilizá-los o máximo possível, evitando-se o uso de terreiros secadores, assegurando, assim, a secagem ideal preservando ao final a qualidade do café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário