terça-feira, 13 de outubro de 2015

Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro supera as expectativas em sua 23ª edição

A nova estrutura do evento agradou o público participante ao oferecer palestras interativas e um ambiente reformulado.

Com a proposta de oferecer uma nova fórmula com nova estrutura e local, o 23º Seminário do Café foi planejado e realizado entre os dias 06 e 09 de outubro com bastante sucesso no Centro de Convenções do Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em Patrocínio/MG.

Abertura
O evento teve início na noite do dia 06, cuja abertura foi feita com o pronunciamento da diretoria da Acarpa, autoridades políticas, representantes de entidades e empresas ligadas ao café, cafeicultores e comunidade local em uma grande celebração no Restaurante do Parque Brumado dos Pavões.

Ficou a cargo do Festival de Pratos Típicos “Café em Evidência” ser a primeira novidade da 23ª edição do Seminário do Café e o resultado foi surpreendente. Ao todo foram apresentados 110 pratos feitos à base de café. Tal resultado surpreendeu pelo fato de que a organização do evento esperava receber, em média, 60 pratos, obtendo uma participação duplamente maior, fato que demonstra não só as possibilidades que o produto oferece em pratos doces e salgados, mas também o interesse da comunidade em valorizar o principal produto da cidade.

Palestras
A grade de palestras também foi uma das novidades que agradou os participantes da 23ª edição do Seminário do Café pela sua interatividade. Construída com o auxílio de profissionais de entidades ligadas ao setor, sobretudo dos consultores técnicos de campo do Projeto Educampo do Sebrae, as duas salas do evento, sendo a sala principal Arena Cerrado e a sala Café do Brasil, receberam um grande número de  participantes para debaterem e discutirem temas importantes desde o cultivo até a gestão da propriedade, com palestrantes renomados, representantes de órgãos públicos e da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro. O resultado positivo foi sentido através da excelente participação, uma vez que as salas estiveram lotadas nos três dias de programação oficial.

“A 23ª edição do Seminário do Café nos proporcionou exercitar o conhecimento e a experiência de cada um. Proporcionou a exposição, o intercâmbio e a agregação de mais informações. Acredito que o envolvimento e a participação de todos foi o que proporcionou um ótimo encontro”, avalia Aguinaldo José de Lima, consultor do evento.

Movimentação
O novo formato do evento e seu novo local deu mais visibilidade ao showroom de máquinas e implementos, cuja localização propiciou maior visitação e a realização de negócios. Foram mais de 100 empresas participantes, entre expositores e marcas presentes.

A movimentação nos estandes também foi grande. O público presente no evento teve a oportunidade de participar de cursos e treinamentos realizados por expositores, bem como interagiram com as empresas trocando informações e compartilhando experiências, fazendo de mais esta edição do tradicional evento da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro um momento de grande sucesso.

“Durante os três dias de evento pudemos ver o interesse dos cafeicultores da Região em buscar conhecimento e ampliar sua capacidade de fazer mais e melhor pelo nosso principal produto. Foi perceptível o interesse deles pelos temas tratados nas palestras e a necessidade de inclusão das futuras gerações da cafeicultura no ambiente que gera informação, compartilha experiências e estreita relacionamentos para o crescimento conjunto, como é o Seminário do Café. Finalizamos esta 23ª edição com a sensação de termos cumprido o nosso dever de criar um ambiente para que o desenvolvimento da nossa cafeicultura seja debatido e possa produzir sempre bons frutos para a nossa Região, preservando sua perenidade, sua atitude e sua sustentabilidade. Acredito que alcançamos as expectativas, nossas e dos cafeicultores”, disse o presidente da Acarpa, Marcelo Queiroz.

Conhecimento


Os painéis e palestras realizados durante o evento foram registrados pela Revista Cafeicultura e disponibilizados em redes sociais para acesso dos internautas. No página da Acarpa Associação Dos Cafeicultores no Facebook o conteúdo está disponível. 

Adicionar legenda


Painéis interativos e de interesse dos produtores

Debate Técnico Broca do Cafeeiro

Painel Appcer  Fairtrade

Painel Plantio e Renovação de Lavoura

Painel Viveiros

Debate Sucessão Familiar

Workshop Expocaccer e COOPA

Cafeteria Dulcerrado

Painel Experiências

Realização de negócios

Reunião de Lideranças

Workshop Cafeteria Dulcerrado

Painel Conservação de Água 

Palestra Final Economia

Visão aérea do Seminário do Café 2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário