terça-feira, 25 de agosto de 2015

Acarpa apresenta inovações para a 23ª edição do Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro

Evento acontece na primeira semana de outubro e programação foi construída com participação de representantes da cadeia do café.

A Acarpa lançou no dia 19 de agosto a 23ª edição do Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro. O lançamento aconteceu na sede da associação e contou com presença expressiva da imprensa patrocinense, de representantes de entidades parceiras, autoridades políticas e cafeicultores que acompanharam as novidades e inovações que prometem fazer desta edição, uma das melhores já realizadas até o momento.

Uma nova fórmula para o tradicional evento do café
Entre tantas novidades apresentadas, destaca-se a mudança de local, uma vez que, após alguns anos, o Seminário do Café volta a ser realizado no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, explorando a ampla e moderna estrutura do novo espaço de eventos, assim como toda a estrutura já existente para implantar espaços diferenciados com intuito de criar oportunidades, transmitir conhecimento e compartilhar informações.


Outro grande destaque fica para a data da realização do evento, o qual acontecerá entre os dias 06 e 09 de outubro, favorecendo a participação do cafeicultor. "Todas as mudanças foram cuidadosamente pensadas para que o tradicional evento do café da Região do Cerrado Mineiro seja agente de agregação de valor para o cafeicultor no atual momento, envolvendo toda a comunidade cafeeira de forma ativa, contribuindo para o futuro da cafeicultura local e regional", afirma o presidente da Acarpa, Marcelo Queiroz.

Muito mais do que uma feira
A nova estrutura do Seminário do Café ultrapassa a linha de palestras e exposição de estandes. Para esta edição, o objetivo é integrar os elos e estabelecer comunicação efetiva. Para isso, haverá espaço dedicado à exposição de máquinas agrícolas através de uma proposta interativa, workshops sobre preparo de café, cursos, festival de pratos típicos, praça de alimentação, ambiente para comercialização de café e ilhas de oportunidade para prestadores de serviços relacionados à cafeicultura, sendo este último item uma inovação trazida para o evento.


“Tínhamos o desafio de criar uma programação atrativa, com conteúdo interessante para o espaço, logo as ilhas de oportunidades favorecem o contato do cafeicultor com o prestador de serviço, propiciando o relacionamento e a negociação”, explica Lena Oliveira, coordenadora de Marketing e Eventos da Acarpa.

A integração e a inovação foram levadas com afinco na construção da programação, tanto que nesta edição, o evento terá uma parte externa com a realização de um tour pela Expocaccer para que o participante conheça todo o processamento dos grãos até a xícara.

Envolvimento e valorização

Para promoção de tantas inovações foi fundamental a participação de representantes do setor da cafeicultura desde cafeicultores, empresas, cooperativas do Sistema Região do Cerrado Mineiro, entidades parceiras, bem como dos consultores técnicos de campo do Projeto Educampo da COOPA e da Expocaccer que auxiliaram a captar e organizar temas pertinentes a serem apresentados e debatidos na programação que segue em fase de conclusão.


Tamanho envolvimento foi enfatizado pelo consultor do evento e ex-presidente da Acarpa, Aguinaldo José de Lima ao destacar que “Somos reconhecidos no Brasil todo como produtores de café de qualidade e somos referência para o país neste sentido, no entanto, exploramos pouco este fator. É preciso apreender isto para atrairmos mais investimentos e oportunidades para Patrocínio, valorizando o que temos de melhor. É preciso ainda resgatar a vibração do início desta história de conquistas e, por isso, a participação e o envolvimento de todos são fundamentais para direcionar o sucesso desta edição. Diante disto, é importante que se crie e se estabeleça uma estrutura de envolvimento, o que foi feito para a construção da programação e, agora, segue sendo feito com os parceiros, comunidade e imprensa patrocinense, valorizando o papel de cada um na disseminação do evento e criando o sentimento de que o Seminário do Café pertence a todos, conectando todos os elos da cadeia", destaca.

O evento tem a realização da Acarpa, com apoio da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e do SEBRAE. Todas as informações sobre a 23ª edição podem ser encontradas no site: www.seminariodocafe.com.br e as inscrições poderão ser feitas a partir da próxima semana.

Marcelo Queiroz, presidente da Acarpa, e dos diretores da Acarpa na apresentação do projeto 2015 do Seminário do Café.

Público presente


Nenhum comentário:

Postar um comentário