Foi aberto, oficialmente, na noite do dia 06
de outubro, o 23º Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro. O evento
aconteceu no Restaurante do Parque Brumado dos Pavões, local onde o Seminário
do Café recebe uma nova estrutura. Participaram da grande noite autoridades
políticas, representantes de entidades e empresas ligadas ao café, cafeicultores
e comunidade local.
Em seu pronunciamento, o presidente da Acarpa, Marcelo Queiroz, destacou o novo formato do evento, com palestras mais interativas, bem como as novidades planejadas, cuja expectativa é receber um grande número de visitantes e proporcionar, a todos, conhecimento e negócios, bem como agradeceu aos parceiros que apoiaram o evento. “A expectativa para esta edição é muito positiva, construímos a programação com a ajuda de muitos parceiros, entres eles o Educampo e o Sebrae. Este envolvimento fortalece o nosso evento e esperamos, com esta edição, receber muitos visitantes, sobretudo cafeicultores, para compartilhar informações e gerar conhecimento para a nossa cafeicultura”.
A expectativa em torno da última edição do tradicional evento é grande, dada à sua importância para a cafeicultura de forma geral. “Além do movimento em si que o Seminário do Café gera, uma vez que a cidade recebe um grande número de pessoas de fora, principalmente pela importância que o evento tem no cenário estadual e nacional. No entanto, o mais importante, sem dúvida nenhuma, é a valorização do nosso cafeicultor, da nossa cafeicultura e do nosso produto. Por isso acredito que temos que valorizar nossa principal riqueza e interligar as pessoas para trocar experiências e adquirir novos conceitos e conhecer novas tendências, enfim, o Seminário proporciona a oportunidade de se obter mais conhecimento e aplicar este aprendizado para o crescimento constante da nossa cafeicultura”, enfatiza o deputado federal e presidente executivo do CNC, Silas Brasileiro.
Café em evidência
Ficou a cargo do Festival de Pratos Típicos “Café em Evidência” ser a primeira novidade da 23ª edição do Seminário do Café e o resultado foi surpreendente. Segundo a EMATER, parceira do evento, ao todo foram apresentados 110 pratos feitos à base de café. Tal resultado surpreendeu pelo fato de que a organização do evento esperava receber, em média, 60 pratos, obtendo uma participação duplamente maior, fato que demonstra não só as possibilidades que o produto oferece em pratos doces e salgados, mas também o interesse da comunidade em valorizar o principal produto da cidade.
“Parabenizo a Acarpa pela organização do evento de abertura e destaco o Festival de Pratos Típicos em que foram apresentadas dezenas de pratos feitos à base de café, demonstrando para toda a sociedade de Patrocínio e região a riqueza do café, que, além da bebida serve como ingrediente de vários pratos, isso remete à importância do café para nossa região e também a valorização das pessoas e da comunidade no 23º Seminário do Café”, destaca Juliano Tarabal, superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.
Além dos pratos ofertados pela sociedade local, o Unicerp – Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio, através do curso de Nutrição e o Unipam – Centro Universitário de Patos de Minas, através do curso de gastronomia, estiveram presentes no Festival com alguns itens para degustação, com destaque para o suco feito com café, limão, laranja e maracujá, surpreendendo o público presente pelo sabor alcançado.
Programação
Toda a programação do evento pode ser conferida no site: www.seminariodocafe.com.br , cujas atividades tem início no dia 07 e encerramento no dia 09 de outubro, as quais vão desde palestras, workshops, visitação de estandes até roteiro temático na Expocaccer.
O 23º Seminário do Café é uma realização da Acarpa e conta com o apoio da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e patrocínio do Sebrae e Dupont.
Nenhum comentário:
Postar um comentário