sexta-feira, 23 de outubro de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ BROCA DO CAFEEIRO

Autoridades atendem pedido da Acarpa em prol dos cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro para discutirem em audiência pública ações eficientes de controle da broca

No início de outubro, foi realizado em Patrocínio/MG, o 23º Seminário do Café, promovido pela Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa) que contou com extensivo debate sobre medidas eficientes de controle da broca do cafeeiro. Diante da necessidade de mobilização das autoridades competentes na atenção ao tema, a Acarpa endereçou documento, subscrito por diversas entidades de representação da cafeicultura, com pedido ao Conselho Nacional do Café (CNC) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para que uma audiência pública pudesse debater o assunto.

Em correspondência datada em 21/10/2015, o deputado federal Silas Brasileiro, presidente do CNC confirmou a aprovação da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento Rural – CAPADR da Câmara dos Deputados para que a audiência ocorra em 10 de dezembro de 2015, com horário e local a serem confirmamos. Assim como ocorreu durante o Seminário do Café, autoridades públicas, empresários, cooperativas e especialistas poderão discutir os impactos da broca do cafeeiro na cadeia do café.

Para o presidente da Acarpa, Marcelo Queiroz, a discussão é ampla e deve ser levada as autoridades para que providencias imediatas sejam tomadas. “A broca do cafeeiro não aflige apenas o Cerrado Mineiro, as demais regiões produtoras também poderão retratar a dificuldade e transtornos gerados pela broca do café, após a proibição do Endosulfan. A indústria poderá mostrar que as consequências já chegaram aos consumidores. O papel da Acarpa como associação e da Federação dos Cafeicultores do Cerrado é este: de representar os produtores e de buscar junto as autoridades competentes as soluções necessárias a um problema que é macro”, reforçou.

O pedido de audiência público foi conclusão de sete horas de debates sobre o tema que ocorreram durante o Seminário do Café. Participaram das explanações técnicos do Projeto Educampo Sebrae; cooperativas exportadoras, Expocaccer e Cooxupé; representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC), da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), da Associação Nacional de Defesa Vegetal, da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e pesquisadores da Epamig.

Entenda


A broca do cafeeiro tornou-se objeto de muitas preocupações, a partir de 2013, quando um dos principais produtos utilizados para o seu controle, o Endosulfan, teve a sua comercialização suspensa. A partir de então, os produtores do setor encontram-se numa situação delicada para controlar a referida praga e têm enfrentado inúmeros problemas tais como as reduzidas opções de inseticidas existentes no mercado, o desequilíbrio das lavouras e outros prejuízos causados pela má qualidade de grãos e da bebida. Essas consequências são também sentidas pela indústria de café e, obviamente, poderão atingir os consumidores. 

Coletiva de imprensa
Na manhã do dia 23/10, o presidente da Acarpa, Marcelo Queiroz, em coletiva à imprensa informou sobre a audiência pública. Reforçou a importância da união de todas as regiões produtoras estarem envolvidas e disse que este será um momento importante para a cafeicultura e, principalmente, para os produtores.


terça-feira, 13 de outubro de 2015

Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro supera as expectativas em sua 23ª edição

A nova estrutura do evento agradou o público participante ao oferecer palestras interativas e um ambiente reformulado.

Com a proposta de oferecer uma nova fórmula com nova estrutura e local, o 23º Seminário do Café foi planejado e realizado entre os dias 06 e 09 de outubro com bastante sucesso no Centro de Convenções do Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em Patrocínio/MG.

Abertura
O evento teve início na noite do dia 06, cuja abertura foi feita com o pronunciamento da diretoria da Acarpa, autoridades políticas, representantes de entidades e empresas ligadas ao café, cafeicultores e comunidade local em uma grande celebração no Restaurante do Parque Brumado dos Pavões.

Ficou a cargo do Festival de Pratos Típicos “Café em Evidência” ser a primeira novidade da 23ª edição do Seminário do Café e o resultado foi surpreendente. Ao todo foram apresentados 110 pratos feitos à base de café. Tal resultado surpreendeu pelo fato de que a organização do evento esperava receber, em média, 60 pratos, obtendo uma participação duplamente maior, fato que demonstra não só as possibilidades que o produto oferece em pratos doces e salgados, mas também o interesse da comunidade em valorizar o principal produto da cidade.

Palestras
A grade de palestras também foi uma das novidades que agradou os participantes da 23ª edição do Seminário do Café pela sua interatividade. Construída com o auxílio de profissionais de entidades ligadas ao setor, sobretudo dos consultores técnicos de campo do Projeto Educampo do Sebrae, as duas salas do evento, sendo a sala principal Arena Cerrado e a sala Café do Brasil, receberam um grande número de  participantes para debaterem e discutirem temas importantes desde o cultivo até a gestão da propriedade, com palestrantes renomados, representantes de órgãos públicos e da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro. O resultado positivo foi sentido através da excelente participação, uma vez que as salas estiveram lotadas nos três dias de programação oficial.

“A 23ª edição do Seminário do Café nos proporcionou exercitar o conhecimento e a experiência de cada um. Proporcionou a exposição, o intercâmbio e a agregação de mais informações. Acredito que o envolvimento e a participação de todos foi o que proporcionou um ótimo encontro”, avalia Aguinaldo José de Lima, consultor do evento.

Movimentação
O novo formato do evento e seu novo local deu mais visibilidade ao showroom de máquinas e implementos, cuja localização propiciou maior visitação e a realização de negócios. Foram mais de 100 empresas participantes, entre expositores e marcas presentes.

A movimentação nos estandes também foi grande. O público presente no evento teve a oportunidade de participar de cursos e treinamentos realizados por expositores, bem como interagiram com as empresas trocando informações e compartilhando experiências, fazendo de mais esta edição do tradicional evento da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro um momento de grande sucesso.

“Durante os três dias de evento pudemos ver o interesse dos cafeicultores da Região em buscar conhecimento e ampliar sua capacidade de fazer mais e melhor pelo nosso principal produto. Foi perceptível o interesse deles pelos temas tratados nas palestras e a necessidade de inclusão das futuras gerações da cafeicultura no ambiente que gera informação, compartilha experiências e estreita relacionamentos para o crescimento conjunto, como é o Seminário do Café. Finalizamos esta 23ª edição com a sensação de termos cumprido o nosso dever de criar um ambiente para que o desenvolvimento da nossa cafeicultura seja debatido e possa produzir sempre bons frutos para a nossa Região, preservando sua perenidade, sua atitude e sua sustentabilidade. Acredito que alcançamos as expectativas, nossas e dos cafeicultores”, disse o presidente da Acarpa, Marcelo Queiroz.

Conhecimento


Os painéis e palestras realizados durante o evento foram registrados pela Revista Cafeicultura e disponibilizados em redes sociais para acesso dos internautas. No página da Acarpa Associação Dos Cafeicultores no Facebook o conteúdo está disponível. 

Adicionar legenda


Painéis interativos e de interesse dos produtores

Debate Técnico Broca do Cafeeiro

Painel Appcer  Fairtrade

Painel Plantio e Renovação de Lavoura

Painel Viveiros

Debate Sucessão Familiar

Workshop Expocaccer e COOPA

Cafeteria Dulcerrado

Painel Experiências

Realização de negócios

Reunião de Lideranças

Workshop Cafeteria Dulcerrado

Painel Conservação de Água 

Palestra Final Economia

Visão aérea do Seminário do Café 2015



quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Abertura do 23º Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro reúne grande público

Festival de Pratos Típicos “Café em Evidência” movimentou a noite que deu início ao principal evento da cafeicultura regional.


Foi aberto, oficialmente, na noite do dia 06 de outubro, o 23º Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro. O evento aconteceu no Restaurante do Parque Brumado dos Pavões, local onde o Seminário do Café recebe uma nova estrutura. Participaram da grande noite autoridades políticas, representantes de entidades e empresas ligadas ao café, cafeicultores e comunidade local.

Cerimônia de abertura
Em seu pronunciamento, o presidente da Acarpa, Marcelo Queiroz, destacou o novo formato do evento, com palestras mais interativas, bem como as novidades planejadas, cuja expectativa é receber um grande número de visitantes e proporcionar, a todos, conhecimento e negócios, bem como agradeceu aos parceiros que apoiaram o evento. “A expectativa para esta edição é muito positiva, construímos a programação com a ajuda de muitos parceiros, entres eles o Educampo e o Sebrae. Este envolvimento fortalece o nosso evento e esperamos, com esta edição, receber muitos visitantes, sobretudo cafeicultores, para compartilhar informações e gerar conhecimento para a nossa cafeicultura”.


A expectativa em torno da última edição do tradicional evento é grande, dada à sua importância para a cafeicultura de forma geral. “Além do movimento em si que o Seminário do Café gera, uma vez que a cidade recebe um grande número de pessoas de fora, principalmente pela importância que o evento tem no cenário estadual e nacional. No entanto, o mais importante, sem dúvida nenhuma, é a valorização do nosso cafeicultor, da nossa cafeicultura e do nosso produto. Por isso acredito que temos que valorizar nossa principal riqueza e interligar as pessoas para trocar experiências e adquirir novos conceitos e conhecer novas tendências, enfim, o Seminário proporciona a oportunidade de se obter mais conhecimento e aplicar este aprendizado para o crescimento constante da nossa cafeicultura”, enfatiza o deputado federal e presidente executivo do CNC, Silas Brasileiro.

Café em evidência
Ficou a cargo do Festival de Pratos Típicos “Café em Evidência” ser a primeira novidade da 23ª edição do Seminário do Café e o resultado foi surpreendente. Segundo a EMATER, parceira do evento, ao todo foram apresentados 110 pratos feitos à base de café. Tal resultado surpreendeu pelo fato de que a organização do evento esperava receber, em média, 60 pratos, obtendo uma participação duplamente maior, fato que demonstra não só as possibilidades que o produto oferece em pratos doces e salgados, mas também o interesse da comunidade em valorizar o principal produto da cidade.

“Parabenizo a Acarpa pela organização do evento de abertura e destaco o Festival de Pratos Típicos em que foram apresentadas dezenas de pratos feitos à base de café, demonstrando para toda a sociedade de Patrocínio e região a riqueza do café, que, além da bebida serve como ingrediente de vários pratos, isso remete à importância do café para nossa região e também a valorização das pessoas e da comunidade no 23º Seminário do Café”, destaca Juliano Tarabal, superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

Além dos pratos ofertados pela sociedade local, o Unicerp – Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio, através do curso de Nutrição e o Unipam – Centro Universitário de Patos de Minas, através do curso de gastronomia, estiveram presentes no Festival com alguns itens para degustação, com destaque para o suco feito com café, limão, laranja e maracujá, surpreendendo o público presente pelo sabor alcançado.

Programação
Toda a programação do evento pode ser conferida no site: www.seminariodocafe.com.br , cujas atividades tem início no dia 07 e encerramento no dia 09 de outubro, as quais vão desde palestras, workshops, visitação de estandes até roteiro temático na Expocaccer.

O 23º Seminário do Café é uma realização da Acarpa e conta com o apoio da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e patrocínio do Sebrae e Dupont.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Coopa e Expocaccer oferecem workshops durante o 23º Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro

Programação acontece no estande das cooperativas e tem como foco ampliar os conhecimentos dos cafeicultores com apresentação de técnicas diferenciadas.

A parceria firmada pela Coopa e Expocaccer para o 23º Seminário do Café da Região do Cerrado promete movimentar o evento que acontece entre os dias 06 e 09 de outubro no centro de convenções do Parque de Exposições Brumado dos Pavões. O espaço, além de unir as duas maiores cooperativas de Patrocínio, oferecerá workshops para os cafeicultores e visitantes do evento.

Com temas diferenciados, a expectativa é que o público presente no Seminário do Café obtenha conhecimentos específicos sobre técnicas de produção e classificação de café, bem como sobre o serviço prestado pelas duas cooperativas na assessoria técnica e comercial, cujo propósito é a agregação de valor ao negócio do cooperado.

Temas relevantes
Os workshops serão realizados nos dias 07 e 08, no período de 15 as 17h, no estande das cooperativas. No dia 07 o tema trabalhado será “Como produzir um café campeão”, apresentando técnicas inovadoras de pós-colheita que auxiliam no aumento da qualidade do café, técnicas estas que foram aplicadas por cafeicultores que tiveram seus cafés como campeões dos principais concursos de café, contando ainda com depoimentos destes para incentivar os participantes a também experimentarem as técnicas que serão apresentadas.

Já no dia 08 será realizado o curso “Alquimia do Café”. Este workshop apresentará técnicas de análise sensorial com foco nos atributos qualitativos do café. O diferencial fica para as dinâmicas que além de auxiliarem na análise, favorecem a finalização do workshop com a prova de xícara (cupping). O curso demonstrará ainda como reconhecer os principais sabores e aromas dos cafés da Região do Cerrado Mineiro.

As inscrições são limitadas e poderão ser feitas no estande das cooperativas. Ao final do curso será oferecido certificado.

Mais conhecimento
Também presente no evento, a Cafeteria Dulcerrado oferecerá uma grade de workshops com foco no consumidor final. Entre os dias 07 e 08, os cursos acontecem às 17h e no dia 09, às 14h. No dia 07 será oferecido o workshop “Métodos de Preparo” de café filtrado, no dia 08: “Tendências de Consumo” e no dia 09: “A arte da harmonização”. AS inscrições podem ser feitas no estande da Dulcerrado durante o evento.

Parceria que vai além
Além do estande e dos workshops, a Coopa e a Expocaccer também estarão presentes na programação oficial do evento com a Apresentação “Como negociar pequenos volumes de café obtendo o máximo”, a qual contará com a participação de integrantes das duas cooperativas e da APPCER – Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado. A apresentação acontece no dia 09, às 14h na sala Café do Cerrado e as inscrições podem ser feitas no site: www.seminariodocafé.com.br .

Com informações: ASCOM COOPA e EXPOCACCER

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

23º Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro acontece na próxima semana

Com programação diversificada e em novo local, o evento segue com os preparativos finais. Abertura oficial será no dia 06 de outubro.

Já está quase tudo pronto para o 23º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro. O tradicional evento da cafeicultura regional, neste ano ganhou uma programação diversificada e interativa e acontecerá em um novo local. A proposta é uma nova fórmula para o evento que reúne cafeicultores, entidades e empresas ligadas ao setor, pesquisadores, estudantes e profissionais da área há mais de duas décadas em um ambiente que possibilite uma programação dinâmica e atrativa, por isso o local escolhido foi o centro de convenções do Parque Brumado dos Pavões.


Preparativos finais
A estrutura de estandes, exposições de máquinas e palestras segue em fase de conclusão e de acordo com a organização ainda está ocorrendo procura por locação de espaços, gerando uma expectativa extremamente positiva em termos de expositores e visitação.

“Temos grandes parceiros e grandes empresas do segmento já confirmados como expositores, bem como nomes representativos para participação nas palestras. Diante de uma boa divulgação e com uma programação diferente dos anos anteriores, na qual foi inserida atividades interativas e apresentações dinâmicas, acreditamos que teremos um grande público visitando nossa estrutura e participando de tudo que está sendo preparado para esta 23ª edição do nosso Seminário do Café”, prospecta Marcelo Queiroz, presidente da Acarpa.

Mais interativo
Esta desta edição do Seminário do Café: interatividade, oferecendo ao público a oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos com todos os elos da cadeia entre os dias 07 e 09 de outubro. As apresentações seguem em formato de painéis e debates facilitando esta interação Os visitantes ainda poderão participar de workshops, negociar cafés, realizar negócios com fornecedores de produtos e serviços do segmento, participação em roteiro temático e ainda participar da feira de máquinas e implementos agrícolas.


Abertura oficial
A abertura oficial acontece no dia 06 de outubro, às 19h no Restaurante Brumado dos Pavões com o Festival de Pratos Típicos “Café em Evidência”. A programação completa está disponível no site: www.seminariodocafé.com.br e as inscrições para as atividades são gratuitas.
 O evento tem a realização da Acarpa, com apoio da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e os patrocínios do Sebrae e Dupont.