sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Expocaccer e Coopa firmam parceria para o 23º Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro

As duas maiores cooperativas de Patrocínio terão espaço conjunto e promoverão atividades para cafeicultores e visitantes durante o evento.





Diante de uma visão de unir os esforços e motivadas pelo desejo de promover o cooperativismo, as grandes cooperativas de Patrocínio: COOPA e Expocaccer, firmaram parceria com Acarpa para atuarem conjuntamente durante o 23º Seminário do Café, que acontece entre os dias 06 e 09 de outubro no Parque de Exposições Brumado dos Pavões.
A parceria tem como objetivo oferecer um ambiente para negócios, informação e relacionamento para os cafeicultores. A grande novidade fica para a promoção de workshops e cursos sobre classificação, degustação e mercado de café. Os workshops acontecem no período da tarde dentro do espaço das cooperativas, na parte central do evento. Para participação, os interessados deverão se inscrever no próprio local.
Além dos workshops, o estande das cooperativas promoverá negociações de café e prestará informações aos cafeicultores sobre cuidados que favorecem a qualidade do café, agregando valor ao produto, através da equipe de profissionais das duas cooperativas, presentes no espaço durante todo o evento. A ideia é utilizar a expertise que cada cooperativa possui, oferecendo ao cafeicultor, presente no evento, uma extensão dos serviços prestados por cada uma.

Presença ampla
Mesmo com espaço conjunto, as cooperativas também serão vistas no evento em ambientes distintos. A COOPA terá também um estande na área de máquinas agrícolas, oferecendo ao cafeicultor assessoria e informações neste ambiente e a Expocaccer através do espaço da Cafeteria Dulcerrado, o qual servirá café para os visitantes e ainda oferecerá cursos com temas relacionados ao preparo e consumo de café.

Parceria na programação oficial
Esta parceria também contempla a programação de palestras e debates. No dia 09, às 14h as cooperativas estarão unidas para apresentação “Como comercializar pequenos volumes obtendo o máximo” na sala Café do Cerrado e contará com a participação da APPCER – Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado. Com uma abordagem dinâmica sobre as possibilidades que o mercado oferece, mesmo na comercialização em pequenos volumes, a apresentação destacará as modalidades de negociação que podem ser utilizadas pelos cafeicultores no momento da negociação, bem como contará com depoimentos de cafeicultores que negociam pequenos volumes, com destaque para o caso de sucesso da APPCER. Para esta apresentação, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento: www.seminariodocafe.com.br

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Programação do 23º Seminário do Café conectará todos os elos do setor

Diversificada, a programação tem como foco atrair grande público com informações e conhecimento compartilhados por grandes nomes da cafeicultura.



Já está disponível no site do 23º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro a programação completa do evento que acontece do dia 06 a 09 de outubro em Patrocínio. A programação desta última edição traz novidades e atrações que objetivam reunir todas as pessoas envolvidas na cafeicultura, desde os cafeicultores, representantes de entidades ligadas ao setor, pesquisadores, agrônomos, estudantes e os consumidores finais.

Todas as novidades têm como foco atrair um público maior que em 2014, cuja expectativa da organização é de que 12 mil pessoas passem pelo Centro de Convenções do Parque de Exposições Brumado dos Pavões participando das diversas atividades inseridas na programação.

Para todos os públicos
Cuidadosamente elaborada, a programação foi construída pela Acarpa juntamente com os técnicos de Educampo Café das cooperativas COOPA e Expocaccer, bem como com as próprias cooperativas que fizeram seus apontamentos sobre os principais assuntos a serem discutidos visando o aumento da eficiência na lavoura.

“Como todos os envolvidos na programação conhecem a realidade dos cafeicultores, foram apontados como temas centrais a discussão sobre a broca do café e suas consequências para toda a cadeia; assim como o registro de defensivos. Contemplam ainda a programação os benefícios da certificação Fairtrade para agricultores familiares; plantio e renovação de lavouras cafeeiras; segurança fitossanitária dos viveiros de mudas de café; sucessão familiar do ponto de vista jurídico e comportamental, experiências de produtores que agregam valor com criatividade; apresentação do Projeto Educampo e seus resultados; resolução de impasses quanto à conservação e uso da água; discussão sobre o panorama econômico e político do Brasil e ainda comercialização de cafés”, detalha a coordenadora de eventos e marketing da Acarpa, Lena Oliveira.

Todos os temas serão apresentados e debatidos por grandes nomes do setor, com apresentações dinâmicas e debates envolvendo representantes de entidades, cooperativas e cafeicultores, fomentando a troca de informações e ampliando o conhecimento sobre a atividade.

Muitas atrações
De forma a reunir todos os envolvidos com o café e destacar o principal produto da cidade, o 23º Seminário do Café conta também com workshops e cursos em uma cafeteria montada no local; espaço de comercialização de grãos; dinâmica de Show de Máquinas e um Roteiro Temático com visita programada à Expocaccer, cujo objetivo é conhecer os caminhos do café até à xícara. Para a abertura, a grande atração fica a cargo do Festival de Pratos Típicos Café em Evidência.

“Esta programação é o grande diferencial desta última edição do Seminário do Café e temos boas expectativas que ela atrairá todos os elos da cadeia do café, conectando-os e favorecendo o compartilhamento de informações. Este evento tem atrações e atrativos para todos os públicos e por isso acreditamos que teremos uma edição de grande sucesso e com grande presença, desde cafeicultores até de apreciadores da bebida que poderão descobrir novas possibilidades, ampliar conhecimentos e estreitar relacionamentos”, prospecta Marcelo Queiroz, presidente da ACARPA.
Confira a programação completa acessando: www.seminariodocafe.com.br