segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Obtenção de Cafés de Qualidade será tema de palestra na Acarpa, na quinta (26)

Professor da UFLA, Virgílio Anastácio da Silva. (Foto Senar)
A busca por cafés de qualidade é uma constante na rotina dos cafeicultores. Com custos cada vez mais elevados na atividade, um dos caminhos mais viáveis para se ter retorno satisfatório no negócio é otimizar os recursos existentes em cada propriedade, além de buscar sempre novas informações e tecnologias, afirma o presidente da Acarpa Marcelo Queiroz.
No próximo dia 26 de fevereiro, quinta-feira, às 19h30, na Acarpa, o professor do departamento de agricultura da Universidade Federal de Lavras, Virgílio Anastácio da Silva, compartilhará com cafeicultores, estudantes e técnicos do setor, técnicas para Obtenção de Cafés de Qualidade. A entrada é gratuita.
Professor Virgílio discorrerá sobre:
·         Os cuidados no transporte e recepção dos cafés colhidos;
·         Planejamento para uso do lavador, descascador, desmucilador e despolpador;
·         Limpeza e manutenção de terreiros;
·         Camada para secagem e revolvimentos nos sistemas boia natural, cereja natural e cereja descascado;
·         Tipos de retirada e colocação de cobertura para os cafés;
·         Higiene dos utensílios e equipamentos durante o processo de produção;
·         Secagem em secadores nos sistemas cereja descascado, natural e verde, além dos cuidados com temperatura, descanso do lote e volume;
·         Preocupação com local de armazenagem e tulhas;
·         Causas e práticas que ocasionam os defeitos nos grãos de café, como identificá-los e minimizá-los.
Para Marcelo Queiroz, a palestra terá um conteúdo rico, principalmente neste período em que os produtores iniciam os preparativos para colheita 2015, além de contar com toda experiência do professor Virgílio. Ele é doutor em Ciência dos Alimentos e foi supervisor do Prêmio Região do Cerrado Mineiro nas edições 2013 e 2014.

Prof. Virgílio é convidado da empresa Campo Tech. Fundada em 2011 na cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí, conhecida nacionalmente como o Vale da Eletrônica Nacional, a empresa possui em seu DNA a vocação para desenvolvimento inovador no setor eletroeletrônico.  O Campo Tech Secador de Grãos é um de seus lançamentos voltado para automação agrícola especialmente para secadores de café.



Nenhum comentário:

Postar um comentário